Sobre o livro Paraísos em Chamas de Fábio Campana, por Marcos Cordiolli

Recebi o livro – Paraíso em Chamas – de presente, com uma breve dedicatória comunicando a estima do autor.

Uma bela edição, extremamente cuidada em sua simplicidade que lembrou os simbolistas, que tanto admiro e que se dedicavam – ao esmero – com os cuidados de impressão, ainda complexos na virada do século XIX para o que nos precedeu.

Telefonei ao autor. Ele, como sempre, hábil nos textos orais assim como nos escritos: “Não precisa ler, basta os elogios!” .

Li.

E fiquei muito impressionado.

Esperava um texto apurado. Como outros que li, literários e não literário, do autor. Era um texto apurado e particularmente especial.

Jamil Sneges, na orelha da obra, escreve sobre os poemas como ritual de purificação. Ritual não exclusivo do autor, mas de todos os filhos de 1964 e hoje órfãos do socialismo. Tese consistente… mas com a qual concordo apenas em parte…

O livro é, e de fato pode ser, um ato de purificação, mas é mais que isto. É o exercício pleno da poesia em que sujeito e texto se fundem na forma mais explícita de fruição visceral.  Textos mobilizados por axiomas que não podem ser expressos por anagramas. Axiomas que se mobilizam e se recompõe  em pontos distintos dos textos… Axiomas ardilosos que levam a armadilhas da leitura e da memória.

Todos os poemas, absolutamente todos, exigem releituras, ao menos, rápidas. E cada releitura remete a novas necessidades de outras releituras, pois as provocações e citações deixadas pelo autor é quase que uma chave criptográfica.  Lembra uma das muitas metáforas de Foucault, quando trata do estruturalismo, sobre textos enquanto palavras arrumadas como livros em estantes… Mas livros ordenados que remetem a outros livros, não apenas como coleções de títulos.

Enfim, um livro que mobiliza. Que vale cada momento das horas de leituras e releituras. Como poucos. Como todos livros impares.

Curitiba, primavera nublada, 2013.

Anúncios

Sobre Marcos Cordiolli
Marcos Cordiolli é graduado em História (UFPr, 1988) e mestre em Educação: história e filosofia da educação (PUC-SP, 1997). É professor universitário de graduação (desde 1994), de especialização latu senso (em mais 20 IES); de mestrado (em uma IES); atua na qualificação docente (desde 1994 e prestou serviços para mais 50 redes públicas e dezenas de escolas particulares em 18 estados); É consultor em gestão do trabalho pedagógico e proposições curriculares na Educação Básica (com serviços prestados para dezenas de instituições) e Superior (com trabalhos prestados para mais de 20 IES); É palestrante e conferencista (atuou em mais 300 eventos); consultor técnico de publicações didáticas (prestou serviços para mais de uma dezena de editoras) e de sistemas de ensino (prestou serviços para a maioria dos grandes empresas do país); É consultor pedagógico na área de Educação Corporativa (prestou serviços para empresas na área de refino de petróleo e montadoras automotivas). Publicou artigos, livros e materiais didáticos (na área de história, filosofia e geografia para Ensino Fundamental e Médio; teoria curricular e políticas educacionais para a Educação Superior). É cineasta. Produtor Associado do filme O Sal da Terra (Brasil, 2008) de Eloi Pires Ferreira. Diretor de Produção (com Elói Pires Ferreira) de Conexão Japão (Brasil, 2008) de Talício Sirino. Produtor Executivo de Curitiba Zero Grau (Tigre Filmes e Labo). Foi assessor técnico da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (2010). Foi Consultor ad hoc da relatoria do Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados Foi assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema – Ancine. É Secretário de Cultura da Cidade de Curitiba na condição de Presidente da Fundação Cultural de Curitiba. É presidente do Fórum dos Gestores Municipais de Cultura das Cidades com mais de 500 mil habitantes. É autor de Currículo Escolar: Teorias & Práticas (Editora Melo) É autor de Sistema de ensino e políticas educacionais (Editora IBPEX) Contato: email: marcos.cordiolli@gmail.com fone: +55 (41) 3213-7506 Veja mais: Acompanhe as minhas atividades no Twitter: @MarcosCordiolli Visite o meu currículo na Plataforma Lattes do CNPq Conheça a minha página no Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: