FCC – Notícias da Semana 16/01/2015

Caso não esteja visualizando esse e-mail corretamente, clique aqui.

cabecalho_noticias_semana.jpg { 16/01/2015 }

Oficina de MPB começa domingo, com Egberto Gismonti e Orquestra À Base de Sopro

A segunda fase da 33ª Oficina de Música de Curitiba começa neste domingo (18), com uma das grandes estrelas da música brasileira – o multi-instrumentista Egberto Gismonti. Conhecido mundialmente pela genialidade de suas composições, Gismonti é o convidado especial da Orquestra À Base de Sopro. Alguns dos seus grandes sucessos serão apresentados junto com a orquestra curitibana, sob a direção de Sérgio Albach. O espetáculo de abertura da fase de MPB tem início às 21h, no Guairão.

FCC anuncia programação do Carnaval 2015 – Você faz o seu

Samba, rock, música eletrônica, invasão zumbi. Mantendo a proposta iniciada em 2013, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) transforma mais uma vez o Carnaval de Curitiba numa comemoração multicultural, que acontece entre os dias 25 de janeiro e 17 de fevereiro em toda a cidade.

Fase erudita da 33ª Oficina de Música encerra com concerto da orquestra sinfônica e coro

A fase erudita da 33ª Oficina de Música de Curitiba termina neste sábado (17), com a apresentação da orquestra sinfônica e do coral de alunos, às 20h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão). Os dois grupos reúnem perto de 300 integrantes, sob o comando geral do maestro Cláudio Cruz. A regência do coro está a cargo de Mara Campos. O concerto tem como solistas o violoncelista Antonio Meneses e a soprano Daniella Carvalho. A Oficina prossegue até 28 de janeiro, mas com novos cursos e espetáculos de música popular brasileira.

Bondinho da Rua XV foi alvo de pichação nesta sexta-feira

Um dos espaços culturais mais tradicionais de Curitiba, o Bondinho da Rua XV, amanheceu com seu exterior pichado nesta sexta-feira (16). Não houve invasão ao interior do espaço, portanto suas atividades normais não foram prejudicadas. A ação aconteceu entre 1h47 e 1h48 da madrugada, de acordo com a Guarda Municipal. A Fundação Cultural de Curitiba lamenta o ocorrido e informa que está em contato com as autoridades de segurança para que sejam tomadas as devidas providências. A Guarda Municipal faz ronda periódica no local, que conta também com sistema de alarme monitorado para detectar invasões ao seu interior.

FCC prorroga prazos da consulta pública do Mecenato e do cadastro de entidades

A Fundação Cultural de Curitiba está prorrogando os prazos da consulta pública dos editais do Mecenato Subsidiado e do cadastramento de entidades para a composição de comissões. As mudanças visam dar mais tempo útil aos interessados, já que muitos estavam em período de férias nas duas primeiras semanas do ano. Assim, o cadastramento de instituições da comunidade artística e cultural, antes previsto para encerrar no próximo dia 16, foi prorrogado para o dia 30 de janeiro. O processo serve para que as entidades possam indicar representantes para compor órgãos como as comissões do Fundo Municipal da Cultura e do Mecenato Subsidiado. Já a consulta pública dos editais do Mecenato Subsidiado, nas categorias Iniciante e Não Iniciante, ficará disponível até o dia 23 de janeiro, e não mais até o dia 15. O Mecenato é uma das modalidades do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba, que concede apoio financeiro a projetos culturais em todas as áreas artísticas mediante renúncia fiscal.

Exposição Fundação Cultural em Cartaz é aberta na sede da Prefeitura

A terceira edição da exposição “Fundação Cultural em Cartaz – Mais de 40 Anos de História”, foi aberta nesta segunda-feira (12) no hall de entrada da Prefeitura de Curitiba. O prefeito Gustavo Fruet participou da abertura. A mostra é um reconhecimento do trabalho de centenas de profissionais que passaram na Fundação Cultural de Curitiba desde sua inauguração, em 5 de janeiro de 1972, como Ingrid Seraphim, criadora da Camerata Antiqua de Curitiba, e Rosana Albuquerque, criadora do Perhappiness (evento literário criado em homenagem ao poeta Paulo Leminski), presentes na abertura desta segunda-feira. A exposição foi dividida por décadas e destaca cartazes de vários eventos e atividades realizados pela Fundação Cultural nos seus 42 anos de história. São 16 painéis e diversos textos sobre a criação dos espaços da instituição, mostrando sua evolução.

139fb7406504f5793be3eb84abf16723b03d1e99.png

Anúncios

Sobre Marcos Cordiolli
Marcos Cordiolli é graduado em História (UFPr, 1988) e mestre em Educação: história e filosofia da educação (PUC-SP, 1997). É professor universitário de graduação (desde 1994), de especialização latu senso (em mais 20 IES); de mestrado (em uma IES); atua na qualificação docente (desde 1994 e prestou serviços para mais 50 redes públicas e dezenas de escolas particulares em 18 estados); É consultor em gestão do trabalho pedagógico e proposições curriculares na Educação Básica (com serviços prestados para dezenas de instituições) e Superior (com trabalhos prestados para mais de 20 IES); É palestrante e conferencista (atuou em mais 300 eventos); consultor técnico de publicações didáticas (prestou serviços para mais de uma dezena de editoras) e de sistemas de ensino (prestou serviços para a maioria dos grandes empresas do país); É consultor pedagógico na área de Educação Corporativa (prestou serviços para empresas na área de refino de petróleo e montadoras automotivas). Publicou artigos, livros e materiais didáticos (na área de história, filosofia e geografia para Ensino Fundamental e Médio; teoria curricular e políticas educacionais para a Educação Superior). É cineasta. Produtor Associado do filme O Sal da Terra (Brasil, 2008) de Eloi Pires Ferreira. Diretor de Produção (com Elói Pires Ferreira) de Conexão Japão (Brasil, 2008) de Talício Sirino. Produtor Executivo de Curitiba Zero Grau (Tigre Filmes e Labo). Foi assessor técnico da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (2010). Foi Consultor ad hoc da relatoria do Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados Foi assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema – Ancine. É Secretário de Cultura da Cidade de Curitiba na condição de Presidente da Fundação Cultural de Curitiba. É presidente do Fórum dos Gestores Municipais de Cultura das Cidades com mais de 500 mil habitantes. É autor de Currículo Escolar: Teorias & Práticas (Editora Melo) É autor de Sistema de ensino e políticas educacionais (Editora IBPEX) Contato: email: marcos.cordiolli@gmail.com fone: +55 (41) 3213-7506 Veja mais: Acompanhe as minhas atividades no Twitter: @MarcosCordiolli Visite o meu currículo na Plataforma Lattes do CNPq Conheça a minha página no Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: