Conheça a Projeto de Lei de e Proteção do Patrimônio Cultural de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba encaminhou a Câmara dos Vereadores a proposta de Lei de Proteção do Patrimônio Cultural do Município de Curitiba, cria o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, institui o Fundo de Proteção ao Patrimônio Cultural – FUNPAC em 27 de janeiro de 2015.

Acesse: Minuta do PL Patrimônio Cultural de Curitiba 
Acesse: Mensagem do PL Patrimônio Cultural de Curitiba

A regulação e proteção do Patrimônio Cultural de Curitiba é reivindicação histórica da cidade. Este projeto avança no controle social e proteção do patrimônio edificado, dos acervos, das mais amplas manifestações da cultura imaterial, também constitui conselho e fundo para promover projetos preservação e restauro, de educação patrimonial, de pesquisa e de ações culturais.

Na cerimônia da assinatura da mensagem a Câmara do Vereadores afirmei que:

“Esta lei é moderna e ampla e permite a proteção de todo patrimônio cultural, artístico e histórico da cidade, tanto o edificado como o imaterial. Com ela, vamos poder organizar o mapa geral da cultura de Curitiba e também uma política efetiva de patrimônio cultural. O conjunto de ações proposto permite que a cidade tenha uma legislação eficiente, atendendo as necessidades da população na área e indo ao encontro dos anseios daqueles defendem o patrimônio na cidade”, Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

Este projeto foi elaborado pela Fundação Cultural de Curitiba, o IPPUC e a Secretaria Municipal do Urbanismo. Na FCC é importante registrar a participação expressiva do procurador Heliomar Freitas, do Diretor de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, do Pesquisador Marcelo Sutil e do Assessor Especial de Políticas Públicas Elton Barz.

 

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, assinou nesta terça-feira (27) o projeto de lei de Proteção do Patrimônio Cultural de Curitiba. Curitiba, 27/01/2015 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, assinou nesta terça-feira (27) o projeto de lei de Proteção do Patrimônio Cultural de Curitiba.
Curitiba, 27/01/2015
Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Anúncios

Sobre Marcos Cordiolli
Marcos Cordiolli é graduado em História (UFPr, 1988) e mestre em Educação: história e filosofia da educação (PUC-SP, 1997). É professor universitário de graduação (desde 1994), de especialização latu senso (em mais 20 IES); de mestrado (em uma IES); atua na qualificação docente (desde 1994 e prestou serviços para mais 50 redes públicas e dezenas de escolas particulares em 18 estados); É consultor em gestão do trabalho pedagógico e proposições curriculares na Educação Básica (com serviços prestados para dezenas de instituições) e Superior (com trabalhos prestados para mais de 20 IES); É palestrante e conferencista (atuou em mais 300 eventos); consultor técnico de publicações didáticas (prestou serviços para mais de uma dezena de editoras) e de sistemas de ensino (prestou serviços para a maioria dos grandes empresas do país); É consultor pedagógico na área de Educação Corporativa (prestou serviços para empresas na área de refino de petróleo e montadoras automotivas). Publicou artigos, livros e materiais didáticos (na área de história, filosofia e geografia para Ensino Fundamental e Médio; teoria curricular e políticas educacionais para a Educação Superior). É cineasta. Produtor Associado do filme O Sal da Terra (Brasil, 2008) de Eloi Pires Ferreira. Diretor de Produção (com Elói Pires Ferreira) de Conexão Japão (Brasil, 2008) de Talício Sirino. Produtor Executivo de Curitiba Zero Grau (Tigre Filmes e Labo). Foi assessor técnico da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (2010). Foi Consultor ad hoc da relatoria do Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados Foi assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema – Ancine. É Secretário de Cultura da Cidade de Curitiba na condição de Presidente da Fundação Cultural de Curitiba. É presidente do Fórum dos Gestores Municipais de Cultura das Cidades com mais de 500 mil habitantes. É autor de Currículo Escolar: Teorias & Práticas (Editora Melo) É autor de Sistema de ensino e políticas educacionais (Editora IBPEX) Contato: email: marcos.cordiolli@gmail.com fone: +55 (41) 3213-7506 Veja mais: Acompanhe as minhas atividades no Twitter: @MarcosCordiolli Visite o meu currículo na Plataforma Lattes do CNPq Conheça a minha página no Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: