Notícias da Semana da FCC (24 a 30 de janeiro) por @MarcosCordiolli

Caso não esteja visualizando esse e-mail corretamente, clique aqui.

cabecalho_noticias_semana.jpg { 30/01/2015 } Prefeitura envia à Câmara projeto de lei de Proteção do Patrimônio CulturalO prefeito Gustavo Fruet assinou o projeto de lei de Proteção do Patrimônio Cultural de Curitiba. A proposta, que foi enviada para apreciação da Câmara Municipal, entre outros pontos cria instrumentos fiscais que vão permitir a preservação do patrimônio cultural, como a utilização do patrimônio construtivo, que poderá ser renovado a cada 15 anos, mediante a boa conservação ou apresentação de alvará de restauro do imóvel de valor cultural, histórico ou arquitetônico. Outros incentivos de preservação são a redução de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), o enquadramento em leis de incentivo à cultura e parcerias entre poder público e a iniciativa privada. Ainda cria o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e institui o Fundo de Proteção ao Patrimônio Cultural (Funpac).botao_compartilhar_facebook.jpg | btn-compartilhar-pq.jpg

Marechal recebe Carnaval eletrônico no próximo domingo

No próximo domingo, dia 01, a partir das 14h, a Marechal Deodoro vai se transformar em uma grande pista de dança a céu aberto, quando a cidade abre as portas, pela primeira vez, para o CarnaVibe. O projeto, nos moldes das demais datas da Arena Pré-Carnaval, terá a animação a cargo de um trio elétrico, só que desta vez, composto apenas por DJs: Dashdot, HNQO, Rolldabeetz, Aninha e Mateus B. O projeto é uma parceria da FCC com o Club Vibe e a AIMEC.

botao_compartilhar_facebook.jpg | btn-compartilhar-pq.jpg

Raul de Souza e Ed Motta fazem show de encerramento da 33ª Oficina de Música

Ao som de jazz, bossa nova e muito soul, o trombonista Raul de Souza e o músico carioca Ed Motta fizeram o show de encerramento da 33ª Oficina de Música na noite de ontem (28) no Teatro Guaira. O homenageado da noite, Raul de Souza que está completando 80 anos de idade, e 60 de carreira, trouxe Ed Motta que se diz emocionado e honrado de fazer parte da história do trombonista brasileiro que se tornou referência internacional. É maravilhoso fazer parte desta homenagem.

botao_compartilhar_facebook.jpg | btn-compartilhar-pq.jpg

Garibaldis e Sacis abriu Carnaval 2015 para 10 mil pessoas na Marechal

Com a presença de cerca de 10 mil pessoas na Marechal Deodoro, o bloco Garibaldis e Sacis deu neste domingo (25) o pontapé inicial do Carnaval 2015 em Curitiba. Nem a chuva que caiu no início e no final do desfile desanimou o cativo público do tradicional pré-carnaval que o grupo promove há 16 anos e que desde o ano passado é realizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba.

botao_compartilhar_facebook.jpg | btn-compartilhar-pq.jpg

UPE ocupa Palácio dos Estudantes com Bienal de Arte

A União Paranaense dos Estudantes promove nesta sexta-feira e sábado (30 e 31) a 1ª Bienal de Arte, Cultura e Esporte da UPE, com exposições, sessões de cineclube, apresentações de dança, teatro e música, debates, palestras e oficinas. A bienal ocupa diversos espaços, entre eles o próprio Palácio dos Estudantes, recentemente reformado e entregue pela Prefeitura de Curitiba. De acordo com a presidente da UPE, Elys Zioli, o festival será uma mostra de tudo o que está sendo produzido de arte estudantil nas universidades paranaenses.

botao_compartilhar_facebook.jpg | btn-compartilhar-pq.jpg

Cinemateca recebe mostra com filmes estrelados por Ricardo Darin

A Cinemateca de Curitiba exibe de quinta-feira a domingo (29 de janeiro a 1° de fevereiro), sempre às 20h, a Mostra de Cinema Argentino Ricardo Darin. O ciclo é uma homenagem ao ator e diretor argentino, ganhador de diversos prêmios internacionais e considerado atualmente como um dos melhores e mais populares atores da América Latina. Durante a mostra, será exibido um filme por dia, todos com áudio em espanhol e legenda em português. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba em parceria com o Centro Cultural da Espanha.

botao_compartilhar_facebook.jpg | btn-compartilhar-pq.jpg

Ritmos brasileiros da Oficina de Música atraíram estrangeiros

Referência internacional, a Oficina de Música de Curitiba a cada ano atrai mais estrangeiros. Em 2015, as aulas com os ritmos tradicionais do Brasil, da fase de música popular, receberam 42 alunos estrangeiros, sendo o curso de percussão o mais procurado, com 13 alunos inscritos.

botao_compartilhar_facebook.jpg | btn-compartilhar-pq.jpg

FCC na Rede: Facebook | twitter | Flickr | Youtube

 

 

Anúncios

Sobre Marcos Cordiolli
Marcos Cordiolli é graduado em História (UFPr, 1988) e mestre em Educação: história e filosofia da educação (PUC-SP, 1997). É professor universitário de graduação (desde 1994), de especialização latu senso (em mais 20 IES); de mestrado (em uma IES); atua na qualificação docente (desde 1994 e prestou serviços para mais 50 redes públicas e dezenas de escolas particulares em 18 estados); É consultor em gestão do trabalho pedagógico e proposições curriculares na Educação Básica (com serviços prestados para dezenas de instituições) e Superior (com trabalhos prestados para mais de 20 IES); É palestrante e conferencista (atuou em mais 300 eventos); consultor técnico de publicações didáticas (prestou serviços para mais de uma dezena de editoras) e de sistemas de ensino (prestou serviços para a maioria dos grandes empresas do país); É consultor pedagógico na área de Educação Corporativa (prestou serviços para empresas na área de refino de petróleo e montadoras automotivas). Publicou artigos, livros e materiais didáticos (na área de história, filosofia e geografia para Ensino Fundamental e Médio; teoria curricular e políticas educacionais para a Educação Superior). É cineasta. Produtor Associado do filme O Sal da Terra (Brasil, 2008) de Eloi Pires Ferreira. Diretor de Produção (com Elói Pires Ferreira) de Conexão Japão (Brasil, 2008) de Talício Sirino. Produtor Executivo de Curitiba Zero Grau (Tigre Filmes e Labo). Foi assessor técnico da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (2010). Foi Consultor ad hoc da relatoria do Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados Foi assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema – Ancine. É Secretário de Cultura da Cidade de Curitiba na condição de Presidente da Fundação Cultural de Curitiba. É presidente do Fórum dos Gestores Municipais de Cultura das Cidades com mais de 500 mil habitantes. É autor de Currículo Escolar: Teorias & Práticas (Editora Melo) É autor de Sistema de ensino e políticas educacionais (Editora IBPEX) Contato: email: marcos.cordiolli@gmail.com fone: +55 (41) 3213-7506 Veja mais: Acompanhe as minhas atividades no Twitter: @MarcosCordiolli Visite o meu currículo na Plataforma Lattes do CNPq Conheça a minha página no Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: