Construir e consolidar associações Regionais, Estaduais e Nacional de Gestores Municipais de Cultura

Construir e consolidar associações Regionais, Estaduais e Nacional de Gestores Municipais de Cultura

PúblicoAmigosAmigos, exceto conhecidosSomente euPersonalizadoMelhores AmigosMaringáVer todas as listas…FamíliaANCINE _ Agência Nacional do CinemaGoverno FruetArtistasCordioliRio de JaneiroCinemaPaulaAlunosEducaçãoAncineFamíliaImprensaCol Santo InácioParceirosMilitância da CulturaUniversidade Tuiuti do Paraná – UTPUniversidade PositivoUniBrasil Centro UniversitárioANCINE – Agência Nacional do CinemaFundação Cultural de CuritibaCuritibaUniversidade Tuiuti do ParanáUniversidade PositivoUnibrasilCâmara dos Deputados do BrasilConhecidosVoltar

A afirmação das políticas públicas de cultura requer a organização dos gestores municipais de cultura tanto no âmbito das prefeituras como na relação com os governos estaduais e federal. É também reconhecido que as soluções para as políticas municipais de cultura passam por diversos tipos de alinhamento regional, desde parcerias até o consorciamento.

Neste sentido, devemos apontar como objetivo comum a criação de uma Associação dos Gestores Municipais de Cultura à semelhança de outros setores, em particular da educação com a Undime.

Após o Encontro Nacional de Gestores de Municipais de Cultura realizado pela Associação Brasileira de Munícipios (ABM) e o Ministério da Cultura,gestores de todas as regiões do Brasil, de cidades de diferentes portes,firmaram compromisso de construir uma Associação Nacional de Gestores Municipais de Cultura e estimular a formação de associações regionais e estaduais, além de fortalecer as já existentes.

Para efetivar este processo decidiram:

1. constituir uma Comissão Nacional (CN) com pelo menos doisgestores municipais de cultura por estado, sendo um de cidade de médio ougrande porte e outro de pequeno porte.

2. sediar provisoriamente a secretaria da Comissão Nacional(CN) na Associação Brasileira de Municípios.

3. Realizar, em maio de 2015, um Encontro Nacional deGestores Municipais de Cultura precedido por encontros estaduais (abril de2015) e encontros regionais (março de 2015).

Apoio

O Fórum Nacional de Gestores Municipais de Cultura dasCapitais e Regiões Metropolitana participa e apoiará o movimento pela associação de Gestores Municipais de Cultura do Brasil, mas mantém a sua autonomia e atividades.

Ações

1. Será organizado um lista de correio eletrônico, grupos em redes sociais e boletim periódico com as notícias do movimento.

2. Será contatado o Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Cultura para solicitar que estes, quando possível, apoiem ou organizem o apoio à realização de encontros regionais e estaduais de GMCs.

3. Solicitar à Secretaria de Ação Institucional do MinC e àDiretoria de Relações Federativas da Presidência da República, apoio para organização das ações para a constituição da associação nacional de GestoresMunicipais de Cultura.

4. Fixar calendário para a criação da Associação Nacional dosGestores Municipais de Cultura, que deverá ser coordenada pela ComissãoNacional de GMC:

· Reunião da Comissão Nacional: fevereiro de2015

· Encontros Regionais de Gestores Municipais deCultura: março de 2015

· Encontros Estaduais de Gestores Municipais deCultura: abril de 2015

· Encontro Nacional de Gestores Municipais deCultura: maio de 2016

Brasília , 02 de Dezembro de2014

Ana Rosa Domingues, Uberlândia MG)

Anderson Beluzzo, Balneário Camboriú (SC)

Anildomá Willians de Souza, Serra Talhada (PE)

Edmilson Souza, Guarulhos (SP)

Edna Maria de Souza Xavier Cespinni, Valença (MG)

Gabriel Gomes de Oliveira, Mucajaí (RR)

Gilberto Neves, Uberlândia (MG)

Giorgio Ronna, Pelotas (RS)

Jane Maria Silva Vieira, Paragominas (PA)

Jurandir Bozo, Pão de Açúcar(AL)

Kélia Peixoto Serafim Arruda Câmara, São José do Miritin (RN)

Lázarro Martins Araújo, Timon (MA)

Luciana Hartinelli G.G.Fernández, Patrocínio Paulista (SP)

Luciano Carneiro Alves, Rondonópolis(MT)

Luciano Sevissatto da Cruz, Paiçandú(PR)

Luiz Pereira da Silva Filho, Tomé-Acu(PA)

Luiz Remy Gillet, Rio das Ostras (RJ)

Marco Antonio Gomes de Carvalho, Jateú (GO)

Marcos Cordiolli, Curitiba(PR)

Maria Lucia Baldino da Silva (Malú), Lagoa da Velhas (RN)

Marilia Tavares dos Santos, Associaçãodos Municípios do Arquipélago do Marajó – AMAM (PA)

Ney Carrasco, Campinas (SP)

Patrícia Ales Pereira, Campina Grande (PB)

Queli Cá, Porto Acre (AC)

Roberta Martins, Niterói (RJ)

Romério Humberto Zeferino Nascimento, Zabelê (PB)

Silfalley Vinicius AlvesViana, Januária (MG)

Tirson José Givone Picanço, Oriximiná (PA)

41ed606cc0c49536c67a4a5164dc46e89b1fefee.png

Anúncios

Sobre Marcos Cordiolli
Marcos Cordiolli é graduado em História (UFPr, 1988) e mestre em Educação: história e filosofia da educação (PUC-SP, 1997). É professor universitário de graduação (desde 1994), de especialização latu senso (em mais 20 IES); de mestrado (em uma IES); atua na qualificação docente (desde 1994 e prestou serviços para mais 50 redes públicas e dezenas de escolas particulares em 18 estados); É consultor em gestão do trabalho pedagógico e proposições curriculares na Educação Básica (com serviços prestados para dezenas de instituições) e Superior (com trabalhos prestados para mais de 20 IES); É palestrante e conferencista (atuou em mais 300 eventos); consultor técnico de publicações didáticas (prestou serviços para mais de uma dezena de editoras) e de sistemas de ensino (prestou serviços para a maioria dos grandes empresas do país); É consultor pedagógico na área de Educação Corporativa (prestou serviços para empresas na área de refino de petróleo e montadoras automotivas). Publicou artigos, livros e materiais didáticos (na área de história, filosofia e geografia para Ensino Fundamental e Médio; teoria curricular e políticas educacionais para a Educação Superior). É cineasta. Produtor Associado do filme O Sal da Terra (Brasil, 2008) de Eloi Pires Ferreira. Diretor de Produção (com Elói Pires Ferreira) de Conexão Japão (Brasil, 2008) de Talício Sirino. Produtor Executivo de Curitiba Zero Grau (Tigre Filmes e Labo). Foi assessor técnico da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (2010). Foi Consultor ad hoc da relatoria do Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados Foi assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema – Ancine. É Secretário de Cultura da Cidade de Curitiba na condição de Presidente da Fundação Cultural de Curitiba. É presidente do Fórum dos Gestores Municipais de Cultura das Cidades com mais de 500 mil habitantes. É autor de Currículo Escolar: Teorias & Práticas (Editora Melo) É autor de Sistema de ensino e políticas educacionais (Editora IBPEX) Contato: email: marcos.cordiolli@gmail.com fone: +55 (41) 3213-7506 Veja mais: Acompanhe as minhas atividades no Twitter: @MarcosCordiolli Visite o meu currículo na Plataforma Lattes do CNPq Conheça a minha página no Facebook

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: